Newsletter

Receba informações via e-mail

Des-inscrever    

Programa guia de saúde radio CBN (Goiânia-GO)

Depressão tem cura / Apresentado no dia 27/09/2014

Convidado: Jorge Antônio Monteiro de Lima

Quem tiver interesse em ouvir a entrevista:

  1. Youtube (Bloco 01)
  2. Youtube (Bloco 02)
  3. Radio CBN

Jorge Antonio Monteiro de Lima, São Paulo-SP - 10 de dezembro de 1968, é deficiente visual (cego), analista (C. G. Jung), psicólogo clínico, pesquisador em saúde mental, escritor, cronista e músico.

Influências: Carl Gustav Jung, James Hillman, Nise da Silveira.

Atua na área de tratamento e atendimento em saúde mental na região Centro-Oeste do Brasil, responsável por criar uma nova metodologia diferenciada para tratamento sistêmico na área das psicopatologias, atuando no tratamento de pacientes com várias doenças mentais como depressão, transtorno bipolar, esquizofrenia, transtorno de pânico, desenvolvendo pesquisas e as transformando em artigos.

Atua também como músico profissional desde 1987 (guitarrista,tecladista, arranjador e produtor musical).

Índice

1. Formação

2. Cegueira

3. Instituto Olhos da Alma Sã

4. Grupo de Apoio em Saúde Mental

5. Obras Publicadas

6. Referências Externas

  • Formação

Graduou-se em psicologia na cidade de São Paulo em 1994.

Fez pós graduação na área da psicologia analítica(Junguiana) pelo IBEHE/UNAERP em São Paulo em 1997.

Fez mestrado em antropologia social pela UFG, Goiânia-GO em 2014.

Em 1990 dá início a seus estudos sobre saúde mental observando pacientes com transtorno bipolar e depressão, dedicando-se à compreensão dos fenômenos e formas de tratamento. Em 1996 torna-se professor universitário lecionando em cursos de pós-graduação como professor convidado em várias cidades do Brasil.

  • Cegueira

Em 1992 perde a visão tornando-se deficiente visual (cego), após um tratamento oftalmológico mal sucedido em Havana - Cuba o que desencadeia sua cegueira completa em 1994. Sua readaptação às atividades cotidianas dura aproximadamente 6 anos, de 1992 a 1997, período no qual tem de reaprender quase tudo, com a adaptação de um ser vivo a novas condições em um novo ambiente de todas atividades da vida diária.

  • Instituto Olhos da Alma Sã

Em 1997 funda o Instituto Olhos Da Alma Sã uma organização não governamental sem fins lucrativos, uma clínica escola, que visa o tratamento em análise, psicoterapia de orientação analítica,  psicologia clínica e outras especialidades de saúde destinadas a pessoas sem condições financeiras, carentes. Desde sua fundação o Instituto atende a milhares de usuários de todas as regiões do Brasil e do exterior.

O Instituto ainda recebe vários prêmios nacionais e internacionais por oferecer a comunidade um serviço de saúde humanizado com qualidade e relevância social.

  • Grupo de Apoio em Saúde Mental (G A S M)

Jorge Antonio Monteiro de Lima cria em 1999 o Grupo de Apoio para pacientes com Depressão (G A D). A finalidade era a de oferecer tratamento em grupo para pacientes com Depressão e Transtorno de Pânico em uma psicoterapia de grupo. A exigência de uma enorme demanda e a falta de profissionais qualificados  fez com que surgisse o grupo de apoio. Em sua metodologia é empregado um sistema multidisciplinar de tratamento com médicos, psicólogos, analistas e a base do tratamento é complementar aos tratamentos convencionais.

Em 2002 o nome do grupo é substituído para Grupo de Apoio em Saúde Mental (G A S M) ampliando o campo de ação do tratamento em grupo.

O trabalho do grupo de apoio ajuda a pacientes e familiares com troca de experiências, terapia em grupo e individual com uma equipe multidisciplinar.

  • Obras Publicadas

Os Dados das pesquisas e da experiência clínica de Jorge Antonio Monteiro de Lima são posteriormente transformados em centenas de artigos que publica como colunista e cronista.

Publica em vários meios de comunicação do Brasil e do exterior.

Escreve como colunista, escritor desde 1996 no Jornal Diário da Manhã, Goiânia-GO; desde 2003 no Portal Café Brasil, São Paulo-SP; da revista cientifica  Nanocell News de Belo Horizonte-MG; desde 2014 no Jornal Diário de Aparecida, Aparecida de Goiânia-GO; em rádios é colaborador desde 2010 da web Radio BQTE; foi colaborador por quatro anos da Radio Companhia FM Goiânia-Go; da Radio 730AM, Goiânia-GO de 1998 a 2010; da Radio CBN em participações esporádicas.

Livros:

1999

- Tirésias - A busca da doença e o encontro com a saúde, Ed. Vetor

- Psicopedagógica São Paulo

Nesta obra Jorge Antonio Monteiro de Lima explora a Deficiência Visual e suas nuances mostrando os desdobramentos da percepção humana, o uso da intuição por deficientes visuais, como são os processos de adaptação e socialização dos deficientes.

2003

- "Sonhos Arquetípicos de Deficientes Visuais" Revista Viver, Psicologia São Paulo.

O tema apresentado no III Congresso Latino Americano de Análise Junguiana expos como as pessoas que nasceram cegas sonham, como formam imagens e como isto se desdobra em sua percepção de mundo e no uso de sua percepção ampliando a discussão sobre as formas de cognição e percepção.

2004 

- "O Encontro" R&F Editora Goiânia. Um romance de ficção no qual mistura sua experiência como profissional de saúde mental com sua vivência de escritor e cronista. A ideia da obra era a de tornar mais palatável a leitura sobre os problemas da depressão e do transtorno de pânico tentando dar informações a um público leigo.

2012

- "Os filhos do Silêncio". A obra condensa mais de 10 anos de pesquisa sobre violência urbana e abuso de substâncias. Nesta obra fala de sua experiência tratando reeducandos dependentes químicos dentro de uma penitenciária. Trabalho que desenvolve a convite do governo de Goiás em em 2006/2007. Obra que fala sobre a realidade das drogas e de sua ligação com o universo do crime.

  • Referências Externas

Jornal Diário da Manhã Goiânia-GO

Portal Café Brasil

Revista eletrônica Nanocell News

Portal do marketing

Portal da psicologia

Portal olhosalma

Al. Paranã, Qd. 128, Lt. 18, nº 1203, Setor Jaó, Goiânia  |  Cep: 74673-050  |  Fone: (62) 9 9187-5157  |  contato@olhosalma.com.br

 

Desenvolvido por:

LOBO's NET - www.lobosnet.com