Newsletter

Receba informações via e-mail

Des-inscrever    



Consultoria

04 Pesquisas Qualitativas

Projeto para Pesquisas Qualitativas (para campanha política ou lançamento de produtos)

A pesquisa qualitativa é um instrumento técnico científico usado pela área de marketing estratégico que envolve ações, planejamento, avaliação a partir do emprego de técnicas com orientação multidisciplinar.

A estratégia de uma gestão para um município ou organização/corporação (comércio, indústria, cooperativa,...) é um aspeto fundamental no âmbito do seu processo global de gestão, definindo um conjunto de parâmetros fundamentais que vão nortear o seu futuro a médio e longo prazo. O marketing estratégico pode definir todo sistema de planejamento operacional delineando ações de curto, médio e longo prazo criando a partir de ferramentas específicas de avaliação todo um sistema de planejamento baseado em dados reais.

Normalmente boa parte dos empreendimentos seja na política, na vida pública ou seja nas ações de empreendimentos comerciais ou industriais fracassam justamente pela falta de visão estratégica, por falta de planejamento, por falha da análise que muitas vezes é camuflada pelas paixões do empreendedor. Por isto uma metodologia científica deve ser adotada buscando mostrar uma realidade objetiva sem subterfúgios. Como exemplo podemos citar uma pesquisa feita por correligionários filiados a um determinado partido. Por um envolvimento direto no processo eleitoral muitas vezes para não chatear seu patrão, o aspirante a candidato, foi omitido vários aspectos conflitantes de uma análise, visando em uma reunião não gerar um mal estar o que posteriormente custou ao candidato a perda de sua eleição.

Orientado de forma científica a partir de uma análise estrutural e social a partir de pesquisas qualitativas podemos desenvolver um planejamento estratégico que têm como objetivo definir o rumo mais adequado para uma gestão gerando em ações estruturadas visibilidade e rentabilidade.

A análise de marketing estratégico define a estrutura atual de uma organização (seja ela pública ou privada), a visão que o mercado e a sociedade tem dela, aspectos positivos e negativos, rumos para uma gestão.

O projeto para Marketing Estratégico e Assessoria de Comunicação que implementamos é um trabalho individualizado desenvolvido por Jorge Antonio Monteiro de Lima e sua equipe há mais de vinte anos em vários setores da política nas esferas municipal, estadual e federal.

Todo trabalho consiste na estrutura de campanha política, planejamento, viabilidade de plataforma administrativa real, e suporte para sua aplicação. Todo trabalho por nós estruturado divide-se em dois pontos:

I - Análise, e Planejamento de campanha

O início desta fase compreende a avaliação feita a partir de pesquisas qualitativas. Pesquisa qualitativa é uma ferramenta de investigação e análise de teor subjetivo orientada tecnicamente desenvolvida a partir de entrevistas abertas com vários participantes em tom informal. Tem caráter exploratório, isto é, estimula os entrevistados a pensarem livremente sobre algum tema, objeto ou conceito. Mostra aspectos subjetivos e atingem motivações não explícitas, ou mesmo conscientes, de maneira espontânea. É utilizada quando se busca percepções e entendimento sobre a natureza geral de uma questão, abrindo espaço para a interpretação e posterior análise. Só é possível fazer a análise qualitativa usando de técnicas da psicologia profunda avaliando elementos concretos e simbólicos em toda uma estrutura.

A partir de uma pesquisa qualitativa temos o Diagnóstico do perfil do candidato e comparativo com realidade política,  relevância social da campanha, localidade geográfica, fundamentação social, nuances do aspecto político na época específica da candidatura. Todos os dados coletados são cruzados de forma específica e a estes são acrescentados dados de pesquisa psico-sócio-geográfica desenvolvida pela equipe comandada por Jorge Antonio Monteiro de Lima.
Este trabalho dura aproximadamente um mês e sua funcionalidade é a de orientar os rumos da campanha em um contexto prático viável. Faz parte deste projeto a análise de risco, econômica, e a avaliação do perfil do candidato junto a sociedade. Assim neste processo levantamos o potencial do candidato, as necessidades sociais emergentes no período, e com estes dados montamos estrategicamente a plataforma do candidato e um plano de ação orientada a partir de dados específicos levantados.

II - Acompanhamento da evolução da campanha

Nesta etapa buscamos desenvolver as formas pelas quais o candidato irá apresentar sua imagem e discurso, já adequada, aos meios de comunicação, em seus discursos, para seus cabos eleitorais, para a comunidade durante toda sua campanha. Neste trabalho buscamos pontos falhos, críticas, pontos de rejeição do candidato, acompanhando a evolução da campanha em seu dia a dia.

III - Suporte para área de comunicação

Nosso trabalho não executa mas planeja e orienta toda execução da campanha política junto a mídia. Acompanhamos as gravações, e orientamos na produção de todo material de campanha , gráfico, textos, vídeo, áudio.
A parte de áudio de campanha pode ser desenvolvida por nós, previamente combinada.
PESQUISA QUALITATIVA

E-mail: contat@olhosalma.com.br
 

Comentários

Comentários são muito bem-vindos, por favor, poste o seu! Iremos avaliá-lo e sendo um comentário construitivo publicaremos ele aqui junto ao texto.

Nome:

E-mail:

Texto:


Recomendação

Se gostou do texto que acabou de ler, talvez queira recomendá-lo a algum conhecido. Use o formulário abaixo para fazer isso facilmente.

Seu nome:

Seu e-mail:


E-mail #1:

E-mail #2:

E-mail #3:

E-mail #4:

E-mail #5:

Al. Paranã, Qd. 128, Lt. 18, nº 1203, Setor Jaó, Goiânia  |  Cep: 74673-050  |  Fone: (62) 9 9187-5157  |  contato@olhosalma.com.br

 

Desenvolvido por:

LOBO's NET - www.lobosnet.com