Newsletter

Receba informações via e-mail

Des-inscrever    



Artigos

Hérois
06/06/2016 00:00:00

Hérois

 

Quem são nossos heróis na atualidade? Heroes de Bowie?  O que pode definir uma pessoa como notável? O que hoje em dia nos serve de modelo? Foi ha algumas semanas após atender um jovem adolescente em meu consultório que comecei a questionar o rompimento da figura arquetípica do pai em nossa sociedade, dita patriarcal. A inversão dos valores sociais da atualidade promovida  no jogo político e social desde a década de 1950 no ápice da industrialização e com a criação do capital especulativo, tem papel fundamental  na ruptura dos valores da socialização primária. Respeito, auto preservação, ética, noção de responsabilidade,  de dever, atributos básicos de nossa humanidade  foram sistematicamente enfraquecidos. O fluido ou melaço de Bauman? O jogo midiático pode romper o ciclo da jornada do herói de Joseph Campbell?

Nossa atualidade de crise hipervalorizada tentou transformar todos em celebridade. Qualquer idiota com estética pode virar uma celebridade vazia, investindo um dinheiro básico para adquirir novos likes e ter visibilidade, nas redes sociais. Na cultura do escândalo que sucedeu a do espetáculo o negócio é ficar famoso não importa como. E esta é a cultura do absurdo de nossos tempos na qual se tenta fabricar  "heróis" dando visibilidade a pessoas vazias , sem conteúdo, essência, sem esforço ou trabalho.

Qual o modelo a seguir? quem é o herói que pode nos dias atuais nos nortear? Quem é o cidadão ilustre dos tempos atuais que pode nos trazer algum aspecto evolutivo? quem dita as regras deste jogo de influencia e influenciados? Estaria ele na politica, religião, ou no desporto?

O poder mítico presente a mitos, lendas, na religião, nas tradições, na cultura resvala no aspecto configurado por Joseph Campbell em suas obras. Valores reais presentes a um herói e a sua jornada. Heróis que emsíntese devem nos auxiliar a evoluir em vários campos, que realmente façam feitos notáveis, que vão além dos limites, que  deixem um legado a ser seguido. Isto não esta no acumulo de dinheiro, em posses materiais, na beleza física, nem nas futilidades do existir. E muitas pessoas perdem o sentido de sua vida cultuando  tolices as percebendo como feito notável, comprometendo sua evolução significativamente. Os feitos de marketing que tentam da mesma forma forjar heróis , ideologias e discursos mostram se toscos e tolos. Heróis  que viram bandidos são candidatos ao sacrifício e ao linchamento. Onde estão os fatos notáveis?

É o que questionava com o jovem adolescente em meu consultório.  Quem de verdade devemos seguir? O que as pessoas tem mostrado e feito que pode nos servir de modelo? Como na musica  Heroes de bowie  que seja por um dia...

Comentários

Comentários são muito bem-vindos, por favor, poste o seu! Iremos avaliá-lo e sendo um comentário construitivo publicaremos ele aqui junto ao texto.

Nome:

E-mail:

Texto:


Recomendação

Se gostou do texto que acabou de ler, talvez queira recomendá-lo a algum conhecido. Use o formulário abaixo para fazer isso facilmente.

Seu nome:

Seu e-mail:


E-mail #1:

E-mail #2:

E-mail #3:

E-mail #4:

E-mail #5:

Al. Paranã, Qd. 128, Lt. 18, nº 1203, Setor Jaó, Goiânia  |  Cep: 74673-050  |  Fone: (62) 9 9187-5157  |  contato@olhosalma.com.br

 

Desenvolvido por:

LOBO's NET - www.lobosnet.com